Jogos e Emoções

22/11/2011 12:09
Meu Deus…
Como é dificil escrever um artigo de opinião hein.
 
Parabéns para quem faz sempre.
 
Estou aqui hoje para discutir a importância dos sentimentos em relação aos games, logo esse texto pode ficar um tanto quanto Cafona em alguns momentos, ou homo em outros, todos que acharem isso, quero que se dane.
 
Nem sempre um bom jogo possui uma história exemplar, o que me leva ao primeiro quesito desse texto: O que é mais importante? História ou Jogabilidade?

 

 
 
Niko

 

 

Quando pegamos um jogo com a jogabilidade quebrada, pouquíssimas vezes, por mais interessante que seja a história, conseguimos ir até o fim.
Jogos como Ninja Gaiden e Final Fantasy XIII me vêem a cabeça, apesar de terminar os 2, é muito cansativo e exaustivo fazê-lo.
FF com sua linearidade ridicula, que mais parece um Cadillac and Dinosaurs (se não sabe o que é, vai jogar logo), e Ninja gaiden, com seu combate travado e estranho, além de camera péssima, acabam tirando qualquer importância que você consiga dar a história, pois além de serem repetitivos, colocam na sua frente desafios extremos.
 

 

 
Lightning
 
 
E aí temos o outro lado da moeda, quando os jogos possuem jogabilidade excelente e a história já nem tanto, ou quando a história nem existe.
Isso é o suficiente para manter um jogo sendo jogado até o fim?
Antigamente, no começo dos video games, essa idéia de roteiro em jogos era um tanto quanto um mito, jogos como pitfall, prince of persia e derivados tinham uma história um pouco mais bem planejada, e o resto, partia de um roteiro de 2 páginas.
Sem contar jogos como Tetris e Pac Man, que não possuiam nada não é?
Nos dias atuais podemos ver alguns exemplos, tirando joguinhos da psn (como Flower, que é fantástico, e nem tem história, só uma boa apresentação.), de jogos que custam o valor total (em disco e tals) e tem histórias basicamente nulas, ou inúteis, que não agradam em nenhum momento.

 

 
Pac Man
 
 
Como exemplo podemos ver Call of Duty Modern Warfare 2, que na ânsia por superar o primeiro, criou uma história de reviravoltas tão grande e confusa, que o jogo em si se tornou algo do tipo Saturday Night Live, sabe diversas cenas fantásticas, mas soltas, que no fim agregam pouco umas as outras. (e sim eu adorei o No Russian, babaca quem não gostou. Não sabe o que é? é uma missão um tanto quanto controversia do jogo Veja aqui.
Jogos como Burnout e Pure, e até mesmo com GT5, tem histórias totalmente razas, se é que pode se chamar de histórias, e mesmo assim, são super agradáveis de se jogar e você vai até o fim.
 

 
Burnout

 

 

Por isso, quando analisados alguns exemplos, a jogabilidade acaba sendo mais importante que história.
 
Mas e quando os 2 se juntam?
Temos um jogo que pode ser considerado perfeito? Ou não?
Eu acho que falta uma coisa a mais nesses 2 para que o jogo se torne perfeito, falta sentimento. Porque se não tiver um coração lá, você acaba com um super jogo, mas vazio e sem alma.
O que eu quero dizer com isso?
 
Vamos ver: Call of Duty Modern Warfare, God of War 3, Dante’s Inferno, Batman Arkham Asylum, Final Fantasy XII, entre diversos outros, são jogos perfeitos, (certo, desconsidera Dante’s) tanto tecnicamente quanto suas histórias não tem Falhas, mas se algum personagem morresse no jogo, você iria se importar?
 
As vezes isso é culpa da construção do personagem, como Kratos, que ninguém pode matar, se mata ele sempre volta, e ele é fodão e vai matar todos os Deuses, mas falto aquele drama familiar que o primeiro tinha tão forte (aquela associação com a Pandora como filha dele não serve).
 
Kratos
 
 
FFXII e Batman são jogos extremamente gostosos de jogar, perfeitos tecnicamente e possuem histórias boas e bem pensadas, mas do meio para o fim falta aquele sentimento em relação ao personagem principal ou ao vilão, você não chega em nenhum momento a amar o Batman e odiar o Coringa, ou se importar em vencer o império no FF.
 
Em Call of duty você salva o mundo e a história inteira se sustenta, mas seus colegas de armas (sabe Brothers in Arms), para você, pouco importam, tirando o Capitão Price que é o máximo.
 

 
Cod
 
O que eu quero dizer no fim, é que para um jogo ser perfeito além de história e jogabilidade boa, ele deve ter personagens que te cativem.
 
E quando tudo isso acontece junto?
Ai chegamos a um patamar muito mais elevado nos jogos. O que normalmente os leva eles a ganhar o prêmio de jogo do ano.
 
Spoilers de alguns jogos a seguir, Uncharted 2 é um spoiler Obvio, Enslaved não tem Spoiler e Final Fantasy VII, todo mundo já tem que saber que a Aerith morreu.
 
Uncharted 2, considerado nota 10 por muitos, 11 por alguns, com sua história que mais parece um filme , conseguiu cativar a muitos com seus flertes entre Drake e Elena e Chloe, com a maldade de Zoran Lazarevic e com a filha da putice de Flynn.
A parte final de Uncharted 2 é a que chama mais atenção, durante todo o jogo, você adora o Drake, como ele é folgadão e tals.
Agora no fim, quando ele se preocupa com a Elena, escolhe ela em vez de Chloe, e aquele final super comédia romântica, me pegarem de jeito. Eu fiquei feliz por eles, sabe por tudo ter dado certo.
 
Hum....
 
 
Enslaved, apesar de ter uma jogabilidade extremamente travada, tem uma fantástica história e personagens inacreditáveis.
Na história de Monkey e Trip, ele deve levá-la para a sua cidade natal e durante esse caminho, eles vão se conhecendo e começam a gostar um do outro, o modo como isso se desenrola fez com que eu quisesse salvar/vingar a Trip, mais que tudo.
E consegui ó.
 
Trip
 
 
Final Fantasy VII foi o primeiro jogo a ficar famoso por ter em sua história a morte de algéum principal, Aerith.
Sério, matou a sangue frio o principal interesse romântico do personagem principal, uma das pessoas que eu mais me importava no jogo.
E isso deu em mim dois sentimentos, transformou Sephiroth no jogo em um cara odiavel, fodão, mas odiavel e me fez sentir falta absurda de Aerith, já que todas aquelas decisões eu tomava para pegar ela né. (eu admito, eu usei gameshark para deixar ela viva, mudei a história. Chupa!)
 

 
:'(
 
 
Fim dos Spoilers por enquanto
 
Ai você pode pensar, po somente romance pode dar emoção a história?
E eu te digo que não.
 
Olha só Spoilers de Novo, o de Red Dead é camuflado, o de Crisis Core, para quem jogo FFVII nem spoiler é.
 
Red Dead Redemption é a história de um cara que quer voltar para sua família, mas para isso deve acertar contas com o amigos do passado, enquanto tenta fugir do seu próprio passado.
E sério, o final desse jogo além de emocionante é bonito e triste, muito condizente com a história.
Sabe não foge da realidade, e te faz gostar de vez do John.
 

 
John
 
 
Agora Final Fantasy VII: Crisis Core, foi o jogo que me motivou a escrever esse texto.
 
Sério, foi o único jogo que eu chorei, é chorei , é jogo, é tosco, mas aconteceu.
E sabe o que é pior, eu sei a história inteira, e sabia do final. E mesmo assim aconteceu.
O jogo é muito gostoso de jogar….
Mas a história te conduz tão bem, e você se importa tanto com todos os personagens que gera até uma certa dó do Sephroth.
(não veja o final no Youtube, que estraga, tem que jogar tudo.)
 
 
 
 
Fim dos Spoilers
 
Isso sem contar Dead Space e Heavy Rain, que além de você se importar com os personagens, o jogo te deixa tenso o caminho inteiro na tentativa de Sobreviver.
 
E ai só para concluir, o que eu quero dizer, é que é importante termos personagens cativantes que a gente possa se importar em um jogo.
Se você estiver fazendo um jogo coloque pelo menos um, pelo qual as pessoas vão poder torcer e se importar.
 
E a outra coisa mais importante, quando for jogar um game deixe a história te levar, não corte as cutscenes, tente pensar que aquelas pessoas são reais igual a um filme, tente se emocionar com eles, e quando você conseguir, você terá uma experiência espetacular.
 
É isso. Fui.

 

 
 
É isso aí.
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