Movie Review: Jogos Vorazes – May the odds be ever in your favor

26/03/2012 14:56

Jogos Vorazes conta a história de uma América do Norte do futuro, que após passar por diversas transformações é conhecida por Panem.

 

Panem é dividida em 13 distritos e uma capital, que exerce controle sobre todos eles. Após uma guerra, entre os distritos e a capital, esta sai como vitoriosa, após destruir o distrito 13.

 

Como prova do poder da Capital, foi instaurado os Jogos Vorazes: Todo ano, um garoto e uma garota de cada distrito devem ser oferecidos como tributos. Esses 24 adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos, devem lutar até a morte em uma arena.

Katniss

 

A partir desse ponto, temos a história de Katniss Everdeen (interpretada por Jennifer Lawrence de Inverno da Alma e Xmen First Class). Moradora do 12º distrito, um dos mais pobres entre eles, possuí apenas a mãe e a irmã na família, após perder seu pai em uma explosão na mina de carvão (emprego básico para homens do distrito), ela se vê como principal provedora da família, uma vez que sua mãe entra em estado catatônico.

 

Com isso, ela e seu amigo Gale (interpretado por Liam Hemsworth, com pouca importância no primeiro filme) caçam todos os dias, e o que conseguem revendem, até mesmo para os pacificadores que deveriam proibir esse tipo de atividade.

Gale e Peeta

 

 

Certo dia, no sorteio dos Jogos Vorazes Prim Everdeen é sorteada, e Katniss, sua irmã, toma seu lugar. O garoto sorteado é Peeta Mellark, filho do dono da padaria e que já conhecia Katniss de alguns eventos anteriores. Todos os tributos são treinados pelos vencedores antigos de seu distrito, e no caso, o distrito 12 possui apenas um, Haymitch Abernathy (interpretado por Woody Harrelson) um bêbado.
A partir daí, temos a preparação que levará ao tão famoso Jogos Vorazes.

 

O filme acerta muito em suas escolhas no elenco, Katniss está muito bem e Peeta consegue passar o medo de ter sido escolhido, mesclado com o seu jeito simpático perante as câmeras. Donald Sutherland faz um bom Presidente Snow, apesar do pouco tempo em tela, e Woody Harrelson acerta seu Haymitch, apesar de que um tanto quanto diferente do que eu esperava em relação ao livro.

 

Effie, Haymitch e Katniss

 

No filme eles conseguem passar as diferenças entre o distrito 12 e a Capital de uma forma bem legal, apesar de às vezes caricata, mas atingem o que o livro propunha. Nem sempre as tomadas de longe da Capital ficam bons, mas no mais ele serve ao propósito. Uma outra nota importante é quanto as roupas usadas por eles, não passam a sensação de algo fantástico.
Obs: Eu quero uma janela/Tv daquela.

 

Agora um ponto notável dessa adaptação é a direção realizada por Gary Ross, de Seabiscuit e A vida em Preto e Branco, consegue algo genial, põe violência o suficiente, com crianças sendo mortas ou feridas, e ainda consegue uma classificação etária baixa (PG 13 nos EUA e maiores de 14 anos aqui), O preço para isso? Algumas cenas são muito tremidas e rápidas, evitando em si ver a morte ou ferimento, mostrando apenas o que ia acontecer e o resultado. Honestamente pela provável imposição do estúdio, ficou fantástico. Sim, se fosse para maiores de 18 anos o filme seria melhor.

 

 

 

A única grande falha do filme é seu final, onde não temos aquela sensação de urgência presente no livro para os próximos, temos apenas um fim normal, quer poderia ser a conclusão final de tudo, não te faz esperar por mais.

 

Agora a grande pergunta, você deve ver o filme?
Sim. O filme é divertido e interessante até mesmo para quem não leu o livro, vá e se divirta, mas lembre-se existem mais dois a caminho.
 

Livro X Filme

 
 
Para quem leu o livro, todas as partes importantes estão lá, todas as cenas, e a escolha de mostrar o encontro de Peeta e Katniss em flashback e uma pequena conversa eu achei que foi um modo interessante de colocar uma cena do passado sem cortar o ritmo do filme. Já com o pai dela, a cena acabou ficando muito jogada no filme, não passando a dimensão que ela tem para a personagem no livro.
 
Outro ponto falho da adaptação é quanto ao foco do filme/livro. O livro, apesar de não ser um livro pesado, foca bastante na parte política dos problemas que os distritos e a Capital tem, já no filme isso se perde, uma vez que para vender o filme para o público mais jovem, o foco se tornou um pouco diferente.

 

 
No filme vemos uma leve inclinação para formar um triângulo amoroso entre os personagens de Peeta, Katniss e Gale, coisa que no livro apesar de existir, nunca toma primeiro plano. Maldita vontade de pegar os fãs de Crepúsculo.
 
De resto, o fã do livro vai gostar bastante do que é apresentado na tela, todos os personagens estão lá, bem parecido com o jeito como você havia imaginado. Mas lembre-se, quem está no cinema não necessariamente leu o livro, portanto não comente  cenas que acontecerão ainda.
Voltar

Tópico: Movie Review: Jogos Vorazes – May the odds be ever in your favour

Nenhum comentário foi encontrado.

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.