Tecnologia: Ratos paralizados voltam a andar
01/06/2012 13:12Pesquisadores na Suíça, EPFL (Instituto Federal Suíço de Tecnologia) mostraram que é possível reverter alguns dos efeitos da lesão da espinal-medula, contornando a ligação normal entre o cérebro e as pernas, que é quebrado pela lesão.

É feita uma estimulação elétrica e química para excitar os neurônios na medula espinhal inferior de ratos paralisados, enquanto os roedores ficam suspensos por um colete que os obriga a andar usando apenas as patas traseiras e dormentes(postura ereta, bípede), e não arrastar-se para frente usando suas patas dianteiras funcionais. O procedimento de reabilitação levou à criação de novas conexões neuronais no córtex motor do cérebro e na espinha inferior, relatam os pesquisadores.
Dez ratos paralisados foram treinados diariamente para caminhar com estimulação tanto em esteira como no sistema robótico. Após duas a três semanas, os ratos tomaram seus primeiros passos voluntários. A chave para essa recuperação foi o papel ativo do cérebro do rato em querer avançar. A estimulação elétrica e química coloca o sistema nervoso do rato em um estado onde a caminhada é possível, diz o co-autor Janine Heutschi, e "então você precisa fazer o rato de querer caminhar." Desejo dos ratos de andar foi motivado por recompensas e encorajamento de chocolate.
Essa pesquisa mostra que, com um sistema de formação especializada, os ratos podem recuperar o controle voluntário sobre as suas pernas. Um ensaio clínico utilizando um sistema semelhante construído para os seres humanos poderiam começar nos próximos anos. Em maio de 2011, Rob Summers (25 anos), que havia sido paralisado do peito para baixo em um acidente de carro, levantou-se sozinho por alguns minutos com a estimulação elétrica de sua medula espinhal.
———
VoltarTópico: Tecnologia: Ratos paralizados voltam a andar
Nenhum comentário foi encontrado.
